Bora falar sobre livros (infantis)?
"Precioso", escrito por Fernando Zenshô e publicado pela Editora Pera Books, é uma verdadeira joia da literatura infantil contemporânea. Com uma edição lindíssima, repleta de ilustrações coloridas e encantadoras, a obra chama a atenção logo à primeira vista, despertando o interesse tanto das crianças quanto dos adultos.
Aqui, conhecemos uma menina super curiosa que, interessada em saber mais sobre o mundo - animal e humano - começa a perguntar aos bichinhos o que é mais importante na vida. E todos respondem que, na realidade, o mais importante é o grupo em que vivem.
Mais do que um livro bonito, Precioso conduz seus leitores a reflexões profundas sobre temas fundamentais da vida em sociedade, como a convivência, a amizade e os verdadeiros valores que devemos cultivar.
De maneira delicada e acessível, o autor utiliza personagens animais para ilustrar situações cotidianas e sentimentos humanos, estabelecendo pontes entre o universo infantil e o mundo real.
A lição trazida no livro - a importância do todo, do grupo, da sociedade - é, para mim, fundamental para demonstrarmos às crianças algo que se contraponha à individualidade que nos assola e faz com que deixemos de enxergar as pessoas em nosso entorno.
Com uma sensibilidade que me encantou, o autor mostra como o mundo externo — cheio de desafios, relações e escolhas — se entrelaça com o mundo interno de cada indivíduo, formado por emoções, desejos e necessidades. Trata-se de uma obra que ultrapassa o mero entretenimento e pode ser uma ferramenta de educação socioemocional, essencial na formação das crianças.
Por isso, recomendo Precioso a pais e educadores e profissionais da infância, pela importância dos diálogos que podem se dar a partir dele.
E você, gostou da resenha? Ficou com vontade de ler? Leu algum livro infantil esse ano? Me conta aqui embaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário