14 de fevereiro de 2022

[Resenha] A filha ideal

 

#pracegover Ao fundo, estante de livros, à frente Karla sorri com o kindle na mão com a capa do livro, que tem fundo esverdeado, traz o nome da autora e título à esquerda e o desenho de uma mulher de costas ao centro.


Sinopse: Yasmin cresceu não apenas com a fama, mas com uma reputação impecável, a ponto de ser chamada de “A Filha Ideal” por uma revista. Contudo, aos 23 anos, ela passa a questionar se sua imagem, bem como as músicas que canta, realmente a representam. Motivada por um desejo de mudança, ela propõe ao seu pai e empresário, o Sultão do meio musical, começar a compor as próprias músicas e a apresentar um estilo mais seu. Entretanto, após a agência de seu pai quase ter falido, Yasmin se vê presa a um contrato milionário que pode salvar o Sultão — ainda que para isso ela continue prisioneira de uma identidade a qual ela não sente mais pertencer.

Entre letras de músicas, posts em sites de celebridades e uma narrativa em formato de diário, A Filha Ideal é uma novela sobre identidade e imagem da mulher na mídia, que reconta, em dias atuais, a história da princesa Jasmine, de Aladdin. Faz parte da antologia Femme Fatale, composta por 11 novelas sem relação entre si de 11 diferentes autoras da Increasy Consultoria Literária, com a proposta de trazer uma releitura de princesas e heroínas da literatura.




Oi, oi gente!


Aqui temos o quarto livro da antologia Femme Fatale, composta por 11 novelas sem relação entre si de 11 diferentes autoras brasileiras mega talentosas.

Nesse livro de @aionesimoes , conhecemos essa história que, guardadas as devidas proporções, traz situações bastante comuns em famílias que observo por aí.

Aqui temos Yasmin uma mulher cuja imagem é de uma menina angelical e feliz, puritana e obediente. Um dia, ela percebe que o que pensam dela é uma imagem construída a duras penas por seu pai e seus empresários, pois ela é famosa desde criança.

Quando tem a oportunidade de mostrar quem é de verdade, mergulha de cabeça e tenta ser feliz do seu jeito.

Mas é claro que muitos obstáculos se colocam, lembrando a ela (e ao leitor) que nunca é fácil construir nem desconstruir uma imagem, sobretudo quando se tem fama.

Essa reflexão é muito interessante e muitas vezes me faz pensar em como seria se eu fosse famosa, do tipo que todo mundo conhece só de olhar. Ao mesmo tempo em que entendo que o assédio dos fãs faz parte do trabalho, penso que toda essa invasão se configura também em uma certa invasão da privacidade.

Yasmin não pesa tanto essas coisas ao tomar certas atitudes meio impulsivas, mas entendo que se trata de colocar para fora um sentimento que a pressionava o tempo todo, há muitos anos.

E assim, a autora consegue desenvolver uma história gostosa de ler que traz, para além das questões familiares, um romance pelo qual passei a torcer.

Traz também a importância de autoconhecimento. Só assim Yasmin cresce na história, e deixa aos leitores várias mensagens. Podemos alcançar o que quisermos; erros fazem parte de nossa caminhada; o caminho para nossos sonhos não será reto, nem só de pedras, nem só de flores.

A escrita de Aione é fluida como sempre, mas ela se supera nessa história, escrita em formato de diário, onde me senti muito próxima de Yasmin.

Adorei conhecer mais essa obra dela e super recomendo a leitura.

E você, se interessou pela leitura? Curte esse tipo de novela? Me conta aqui embaixo.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"

Um comentário:

  1. Eu sou suspeita para falar, pois sou fã de carteirinha da antologia inteira, S2. Fico muito feliz que você também tenha curtido a leitura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.