23 de janeiro de 2022

[Resenha] Pessoas normais

 

#pracegover Fundo amarelo, kindle com a capa do livro, rosas e um bloquinho escrito "normais?" A capa do livro é verde, traz título acima e nome da autora abaixo. No centro, o desenho de um casal dentro de uma lata de sardinha.



Sinopse: Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial.
Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes – contudo, um deles está determinado a esconder a relação.
Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.
O fenômeno literário da década. ― The Guardian




Oi pessoal!

Esse livro foi mega falado no ano de 2021 e eu não soube bem o que pensar a respeito dele. Vi várias opiniões de pessoas que odiaram a leitura, outras que gostaram. Então, fiz a leitura para saber o que pensar dessa história.

Aqui conhecemos Connell e Marianne, adolescentes que estudam na mesma escola.

A mãe dele trabalha como faxineira na casa dela, então eles têm certo contato, mas, devido às regras da escola, de popularidade e tal, eles fingem não se conhecerem.

Ele é o garoto de ouro, queridinho de todos na escola, enquanto ela é tida como estranha.

Eles começam a se relacionar de forma escondida e temem que qualquer pessoa descubra. E nesse ponto, preciso comentar que não tinham o apoio de ninguém, tendo em vista que o receio que tinham, tanto que os colegas da escola quanto a família soubessem.

E então passamos a ter saltos no tempo, uma narrativa bem crua dos acontecimentos, pensamentos e sentimentos deles jogados em sequência na leitura, sem sinalização de diálogos, nem separação do que era pensamento e do que, de fato acontecia.

E nesse misto de coisas, a autora aproveita para discutir saúde mental, o quanto a opinião dos outros nos importa (principalmente enquanto adolescentes) e, ainda, questões políticas e diferenças de classes sociais.

Ao contrário dos comentários de muitas pessoas, achei o livro extremamente real, conectado com o que infelizmente acontece muito na adolescência e uma verdadeira fotografia de que carregamos para a vida os problemas que nos acontecem no decorrer dos primeiros anos de vida e na puberdade.

Então, achei uma boa leitura, recomendo e quero ler o outro livro da autora.

Teve adaptação da história a uma série que está disponível na Amazon Prime e eu quero muito assistir. 

E você, já leu ou quer ler esse livro?


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.