28 de setembro de 2021

[Resenha da Karla] Não branco não homem

 

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autor: Toni Grado
Editora: Publicação Independente
Ano: 2021
Páginas: 287


Sinopse: Num cenário pré eleitoral na metrópole imaginária Cravos, o destino de Greenville, bairro pobre ocupado pelo narcotráfico e incrustado no bolsão rico da cidade, afeta diretamente as intenções de voto dos dois principais partidos. O partido de direita prega uma desocupação sumária comandada pelo exército, e o de esquerda opõe a isso uma política de inclusão social. Com planos radicalmente opostos para Greenville, Robert Kotac, o alucinado banqueiro fanático por rachas noturnos de carros terá como antagonista seu arqui-inimigo Alexandre Denigras, um homem de partido, esquerdista vigoroso e obsessivo. Moderação definitivamente não fará parte desse jogo.Quando Gurizinho, braço direito violento do lendário Não Branco, importante líder do narcotráfico, assassina brutal e gratuitamente um engenheiro de uma obra da prefeitura em Greenville, os ânimos se acirram de vez, com a comoção pública. Em meio a essa guerra, surge a candidatura independente de Não Homem, uma genial pesquisadora universitária e hermafrodita, que recusa ser identificada com qualquer gênero, porque “não gosta de fazer parte de bandos”. Quem vencerá todas essas múltiplas eleições? E a que preço?

Olá, leitores do Pacote Literário!

Participar de leituras coletivas sempre é muito gostoso, a experiência de troca costuma ser bastante proveitosa. 

Aproveito para agradecer novamente à LC Agência de Comunicação pela oportunidade de conhecer esse livro do Toni Grado e tanta gente bacana que participou conosco dessa Leitura.

Não branco não homem vem nos contar histórias diferentes. A primeira parte nos conta sobre Algarismo, que deseja roubar um banco e, nos preparativos para tal feito, tem um encontro meio sobrenatural com uma pessoa querida.

Outra história se passa em um bairro da periferia de uma pequena cidade onde as eleições se aproximam e, com elas, as disputas por território e poder ficam ainda mais acirradas.

Nos envolvemos, ainda, em uma parte obscura da vida de ricaços que disputam rachas de madrugada com seus carros luxuosos. Ali vale tudo para sair vencedor, até mesmo, passar por cima (literalmente) de quem atravessar seus caminhos.

Cabe ressaltar que esse é o primeiro volume de uma série e eu o compreendi como uma apresentação do que vem nos próximos livros, pois nesse, as histórias ainda não se cruzam.

Algo muito presente na trama são as críticas sociais que me vieram como avalanches e me fizeram refletir sobre a realidade do livro, que não está longe da nossa.

Preconceito, racismo, luta de classes, corrupção, tráfico de drogas, tudo isso é colocado de forma nua e crua pelo autor. E, independentemente de qualquer coisa, os dramas familiares e existenciais são parecidos em todas as pessoas.

A escrita do Toni é ágil e fácil de se compreender. As premissas são bem interessantes, porém, precisam de mais desenvolvimento para que o leitor possa se afeiçoar à história e aos personagens. Penso que o contato com a trama nos demais volumes da série trará essa proximidade e identificação.

O autor também é músico, escreveu e produziu a trilha sonora para acompanhar a leitura, algo que achei bem original e interessante.

E você, curtiu a resenha? Já participou de alguma leitura coletiva? Me conta nos comentários.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.