12 de fevereiro de 2021

[Resenha da Karla] O sol é para todos

#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Harper Lee
Editora: José Olympio
Ano: 2015
Páginas: 364


Sinopse: Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.
O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Intensidade define esse clássico que se passa nos anos 1930 que, a meu ver, todos precisam ler!

Assim começo a resenha do livro do mês para o desafio dos #12livrospara2021 que realizo em parceria com as queridas Hanna, do Mundinho da Hanna e Clauo do Maeliteratura. Passem nos blogs para conferir as resenhas delas.

#PRACEGOVER: Imagem com inscrições: "12 livros para 2021, Mãeliteratura, Mundinho da Hanna, Pacote Literário"


Hoje venho contar para vocês as minhas impressões sobre o livro mais votado por vocês para essa desafio: O sol é para todos, de Harper Lee, publicado pela Editora José Olympio, do Grupo Editorial Record.

O livro nos conta a história de um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca em Maycomb, no Alabama.

Quando o processo chega ao juiz da cidade, Atticus, advogado, é nomeado para a defesa do acusado. É um julgamento que as pessoas param para acompanhar e suas repercussões são repletas de significado.

Scout, filha de Atticus é a menina que nos narra a história, em primeira pessoa, Pelos olhos dela, conhecemos tudo sobre esse pacato vilarejo em um tempo em que, em nenhuma hipótese, brancos e negros se comparam.

Impactante. Assim defino o sentimento que tive durante essa leitura. Me impactou a forma como tudo é dividido entre raça e classe social. 

#PRACEGOVER Fundo de paisagem, Karla segura o livro na mão.


Certamente, dois personagens tocaram o meu coração de forma extremamente positiva.

Atticus parece ter sido feito para advogar, tamanha sua vontade de que a verdade e a justiça realmente prevaleçam. Torci por ele, por ser corajoso e empático e, sobretudo, por lutar o bom combate. Sua crença na bondade do homem me inspirou muito!

Calpúrnia, a empregada negra que mais parece a mãe dessas crianças, me encantou na forma de agir e de cuidar para que elas se tornem realmente grandes seres humanos.

Outro ponto que me emocionou a forma como Scout enxerga a vida, com suas brincadeiras com o irmão e Dill.

Um livro absolutamente atemporal, em que as entrelinhas falam mais que as palavras. Que me encheu de questões para refletir sobre racismo e desigualdade de classes, mas também sobre a pureza e a complexidade do coração humano.

No meu entendimento, o título desse livro deveria ser finalizado com um ponto de interrogação!

Ganhador do prêmio Pulitzer de Literatura e eleito pelo Library Journal o melhor romance do século XX, as questões nele abordadas são necessárias para todos os jovens da atualidade e, assim, super indico!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo laranja, com o desenho de um pássaro. Título e nome da autora ao centro.



#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Eu adoro este livro e adorei as suas impressões!
    Ótima escolha para a nossa TAG tão amada, Karlinha.
    Beijos
    Clauo

    ResponderExcluir
  2. É realmente um livro para nos fazer pensar. Eu concordo que deveria ter um ponto de interrogação no título, até porque é uma pergunta bastante pertinente. Confesso que eu estava curiosa pela resenha desse livro e que bom que te foi uma boa leitura. ^^
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.