12 de novembro de 2020

[Resenha da Karla] Fim


#PRACEGOVER: Capa do livro

Autora: Fernanda Torres
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2013
Páginas: 203
Minha classificação: 3,5/5

Sinopse: O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão. Em filmes premiados, novelas ou séries globais, ela se firmou como uma das mais versáteis atrizes brasileiras, capaz de atuar num arco dramático que vai da comédia escrachada ao denso drama psicológico. Recentemente, Fernanda começou a atuar na imprensa, em colunas do jornal Folha de São Paulo, em colaborações para a revista Piauí e na revista Veja. Com Fim, seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras e mostra que nesse âmbito é uma artista tão completa quanto no palco ou diante das câmeras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: arrependimentos, casamentos, festas, inibições, manias e separações. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de drogas e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou uma sobrevida sexual com o viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos, mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer. São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes.


Olá, leitores do Pacote Literário!

Fã da autora, Fernanda Torres, no palco e nas telas, me aventurei a ler seu livro de estreia, que solicitei no Skoob e já se encontrava há algum tempo na estante. Defini que o leria esse ano no desafio dos #12livrospara2020 e aqui trago a resenha para vocês.

O livro, publicado pela Editora Companhia das Letras, traz 5 contos sobre amigos que se deparam com a única certeza inevitável da vida: a morte. Na verdade, é um capítulo sobre cada um dos personagens, mas pode ser compreendido como 5 contos diversos.

O livro se passa no Rio de Janeiro e narra a história de vida desses amigos e suas impressões sobre a vida e a morte, um pouco antes de morrerem. O leitor tem acesso às suas escolhas profissionais, sua rotina e seus dramas familiares.

Achei muito interessante o fato de que os contos se completam, muitas vezes dando ao leitor acesso a uma mesma história contada por 2 ou até por 3 personagens, proporcionando visões diferentes sobre o mesmo caso.

Notei o preconceito em diversas passagens do livro, o que foi um pouco complicado. Embora a princípio tenha compreendido como sendo o ponto de vista dos personagens, percebi que isso se repetiu como sendo um pensamento comum a praticamente todos eles.

Então, percebi que talvez fosse uma crítica da autora a esse tipo de comportamento tão comum do gênero, faixa etária e classe social a que pertencem os protagonistas.

#PRACEGOVER: Boneco com calça branca e camisa listrada que remete ao carioca, o livro recostado ao lado.



Também senti falta de um pouco mais de personalidade dos narradores/personagens, pois a narrativa se alterna, mas o conteúdo às vezes é tão parecido, que aparenta serem histórias sobre a mesma pessoa.

Não consegui sentir me identificar com os protagonistas, mas senti empatia pelas pessoas com as quais eles conviviam ou se envolviam. O filho que quase não tinha a atenção do pai, as esposas traídas, a mulher dada como louca e internada injustamente em uma clínica.

O que gostei bastante no livro foi o recurso utilizado pela autora de vir e voltar no tempo. Embora alguns dos fatos tenham se repetido, acredito que isso tenha sido necessário para que pudéssemos entender outros pontos de vista sobre os mesmos acontecimentos.

O livro é escrito quase como uma peça de teatro, onde se consegue imaginar exatamente os personagens e as cenas, pela forma como a autora narra.

Aliás, que narrativa! A escrita da Fernanda é fluida e gostosa, mesmo quando o assunto me incomodou ou soou repetitivo.

Posso estar errada, mas a impressão que fiquei foi a de que a intenção da autora era a de incomodar o leitor. Comigo funcionou!

Recomendo a quem curta boas histórias sobre o cotidiano, a vida e, claro, a morte.

#PRACEGOVER: LOGO DO PROJETO 12 LIVROS PARA
2020 COM TÍTULO E NOMES DOS PARTICIPANTES


Esse foi o décimo primeiro livro lido nessa blogagem coletiva em parceria com as queridas Clauo do Maeliteratura e Hanna, do Mundinho da Hanna, não deixem de conferir as escolhas das meninas para esse mês.

Volto com as minhas impressões do último livro desse desafio no dia 12 de dezembro!

E você, já leu ou recomenda algum livro desse tipo? Me conte nos comentários!

#PRACEGOVER: A capa do livro tem tom areia e remete à praia do Rio de Janeiro, com vários guarda-sóis. Como se fossem sombras no chão, aparecem o título e o nome da autora.


#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com
escrito "Matéria de Karla Samira"



2 comentários:

  1. Oi Karlinha, eu não sabia dessa veia de escritora da Fernanda Torres. Estou mais acostumada com ela como atriz e gosto bastante do trabalho dela, inclusive. É bem interessante essa outra faceta dela e, que bom que, mesmo não se identificando com os personagens, a leitura funcionou com você. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Karlinha, eu li e gostei muito deste livro
    Ao contrário de você, nunca tinha lido nada dela e não costumo acompanhar seu trabalho. Então li sem a menor expectativa, o que eu acho que foi ótimo
    Muito boa a sua resenha
    Estou muito feliz com a nossa TAG deste ano!
    Bjs
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.