28 de maio de 2020

[Resenha da Karla] O filho de Osum


#PRACEGOVER: Capa do livro
O FILHO DE OSUM

Autor (a): Decio Zylbersztajn
Editora: Reformatório
Ano: 2019
Páginas: 192
Minha classificação: 4/5 

Sinopse: O título deste livro pode induzir o leitor a esperar uma narrativa sobre os ofícios do candomblé e a magia do brasil profundo, com as suas frustrações e esperanças. Mas, o tema predominante, ou fundador deste livro é a invasão nazista na holanda, suas consequências sociais e econômicas, seus efeitos morais (deformação de caráter) e o viés político (resistência). A segunda guerra tem sido motivo de ensaios eloquentes, e duma ficção trágica, mas isso não intimidou decio zylbersztajn ao eleger o seu ângulo de visão com nitidez, poesia e verdade, dando temperamento e voz a vítimas anônimas da catástrofe. Nada como o cenário destrutivo da guerra para moldar a ética da sobrevivência. Esse é o assunto deste livro.



Olá, leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer a resenha desse livro recebido em parceria com a Oasys Cultural, publicado pela Editora Reformatório.

Inicialmente, pensei que tratava ou que se passasse em terreiros espíritas ou algo do tipo. Não que não contenha algo nessa direção, mas o livro fala sobre a fuga, para o Brasil, de pessoas perseguidas na Segunda Guerra Mundial.

Jos inicialmente se mostra um grande defensor da justiça, revolucionário em prol dos que tiveram que se refugiar em outros países. É um personagem encantador. Mas com o passar das páginas do livro, conhecemos sua outra face, que envolve diversos negócios nada lícitos. O típico homem que “quer levar vantagem em tudo”.


"Os momentos ruins são aqueles quando choramos sem lágrimas." 

Cornelius, seu melhor amigo no início do livro, que também lutava contra as injustiças e arbitrariedades da Segunda Guerra, foi um personagem marcante para mim. Não sabíamos o que o destino lhe guardava e tive pena ao saber o que lhe ocorreu.

Já Anna foi a personagem que mais me tocou. Chegou ao Brasil e focou no “negócio” de prostituição, mas sempre protegeu a todas as mulheres daquela casa. Inclusive as que já não possuíam mais condições de trabalhar.

O livro se desenvolve entre as idas e vindas dos personagens, muitos negócios ilícitos, propinas para quem deveria se importar com a sociedade, envolvimento de diversos políticos e outras mil corrupções.

Foi muito interessante ler as cartas enviadas e perceber o excesso de formalismo até mesmo para dar notícias a um grande amigo que morava do outro lado do mundo. A dificuldade em se fazer ligações, através de uma telefonista e sem qualquer qualidade no áudio, também foi um ponto no qual eu nunca havia parado para pensar.

As mulheres são o ponto alto do livro, a meu ver. Mulheres que sofreram muito nos caminhos que as trouxeram da Europa ao Brasil e que continuaram a padecer por muito tempo. Mas que são fortes e humanas o suficiente para “guardarem a dor no bolso” e seguirem mesmo com medo e adversidades.


#PRACEGOVER: Fundo lilás, com um toco de madeira. À esquerda, uma grande flor de cor rosa
e o livro à direita.


A linguagem do autor tem um brilhantismo próprio, é bem poética. E a mesma poesia dos momentos romantizados, das cenas bonitas, também está presente nas cenas tristes, pesadas e melancólicas. Achei isso fantástico!

É muito interessante o modo como o autor consegue passar o sentimento de cada acontecimento. As decepções e a força de cada personagem são colocadas com muita propriedade dentro da história.


"Talvez sejamos diferentes na vida, mas na morte somos iguais."

Tem mistério, comércios clandestinos, prostituição e outros temas fortes e polêmicos. Tem também uma “armadilha” sensacional e o sabor da vingança foi colocado como em poucos livros que já li.

A edição é bem bonita, tem a capa em fundo preto e coberta de mistério. As páginas são amareladas e a fonte traz uma leitura confortável. Mas e o nome do livro? Porque “O filho de Osum? Leia para descobrir, você vai se surpreender!


Adorei a trama desenvolvida por Decio e recomendo a quem curte esse tipo de leitura!

E vocês, já leram alguma história dos tempos de guerra que se passa (também) no Brasil? Não deixem de comentar!


#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo preto, várias estampas e pontos brancos. O nome do autor e o título vêm juntos no centro/lado direito da capa.




#PRACEGOVER: Caricatura da Karla, escrito
"Matéria de Karla Samira"




Um comentário:

  1. Minha querida, que bom que gostou do livro. Que lindo texto sobre este livro. Destacou pontos que eu mesma, que já conheço o livro, não tinha atinado. Muito obrigada! Vamos divulgar a compartilhar. Grande beijo e parabéns pela excelente leitora que você é!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.