Autor (a): Véronique Vernette
Editora: Pulo do Gato
Ano: 2013
Páginas: 36
Classificação: 5/5
Sinopse: Não chove há muitos meses. A casa, o quintal e as ruas estão secos e empoeirados. A menina decide então esperar a chuva. Da porta de casa, acompanha o movimento da rua: o caminhão traz a lenha, o barril leva a água para os moradores, o costureiro conserta as roupas das famílias. É hora de ajudar a mãe em casa, tomar banho e jantar. De repente, o céu começa a escurecer e o forte vento anuncia que a chuva finalmente se aproxima.
O livro explora uma temática universal: a necessidade de o homem adaptar-se às adversidades da natureza. novas perspectivas e proporções são exploradas nas ilustrações e na disposição do texto, estimulando diferentes formas de olhar e de relacionar imagem e texto no espaço da página.
Olá, leitores do Pacote Literário!
Hoje venho falar com vocês sobre esse livro lindo da Editora Pulo do Gato.
Em “Esperando a chuva”, a personagem narradora, cansada de tempestades feitas somente de poeira, decide aguardar no quintal até começar a chover.
O dia passa, sua mãe se envolve em várias atividades, o movimento da rua continua, o costureiro trabalha, a família recebe visitas e nada de chuva... o céu continua azul!
Após tomar banho e jantar, um vento forte de chuva surgiu, foi uma correria de toda gente, pois a chuva prometia chegar bem pesada.
#PRACEGOVER: Fundo verde escuro, livro centralizado. À esquerda, pregadores de roupas coloridos. À direita, boneca caricatura do Pacote Literário e um chocalho de brinquedo rosa. |
Enormes pingos de chuva passaram a cair, finalmente e ela foi para o sofá, de onde ama ouvir o barulhinho da chuva.
A autora é francesa e ela mesma ilustrou lindamente o livro.
Encantada por suas viagens à África, suas histórias pretendem abordar o cotidiano dos vilarejos e habitantes desse continente tão rico em cultura, cultura esta tão pouco conhecida no resto do mundo.
As imagens são ricas em detalhes e trabalhadas de uma maneira um tanto original, onde o leitor fica curioso e observa para compreender melhor tão rico universo.
Observei, ainda, a força das personagens femininas em um cenário onde é preciso se adaptar sempre, buscar novas alternativas para seguir em frente.
A classificação etária recomendada para o livro é a idade em que a criança começar a ler sozinha.
#PRACEGOVER: Fundo verde escuro, página do livro que traz a personagem principal com seu pai e peças de roupas. À direita, pregadores de roupas coloridos. |
Adorei a leitura, pois em poucos minutos pude aprender (e repassar à minha filha) valores e costumes diferentes do habitual.
Personagens negros, africanos, rotina absolutamente diversa da nossa cultura ocidental e capitalista de cidade grande, as dificuldades e alegrias que permeiam a vida que levam naquele continente com todas as suas peculiaridades.
Recomendo a todos que procuram uma leitura diferente, leve e divertida.
#PRACEGOVER: Fundo verde escuro, boneca caricatura do Pacote Literário e a página do livro que traz a personagem principal deitada no sofá e elementos típicos e coloridos. |
E você, o que achou da resenha? Deixe seu comentário!
#PRACEGOVER: A capa do livro tem fundo esverdeado, com nome do livro e da autora centralizados ao alto. A personagem principal vem desenhada embaixo, com um varal de roupas coloridas.
#PRACEGOVER: Caricatura da Karla com os dizeres "Matéria de Karla Samira" |
Eu adoro os livros da Pulo do gato, são edições lindas e esta é uma delas!
ResponderExcluirQue livro mais bacana, Karlinha, adorei a dica
Eu também aprendo muito com estas leituras e amo o barulho da chuva
Dica anotada
Bjs
Clauo
Amei o livro, é uma história interessante por se tratar de pessoas de realidades e cultura diferente da nossa. Amei
ResponderExcluir