12 de julho de 2019

[Resenha] A playlist de Hayden


A PLAYLIST DE HAYDEN

Autor (a): Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 285
Classificação: 3,5/5


Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


Olá, queridos leitores do Pacote Literário!

Hoje venho trazer a vocês a resenha desse livro instigante, que trata de temas bem complexos, como bullying, suicídio e como (tentar) lidar com isso quando se é adolescente.

Esse livro chegou à minha estante em meu aniversário há alguns anos, ganhei de uma amiga super especial. Como ela viu que o mesmo se encontrava em minha lista de desejados e ela a considerou uma leitura especial, resolveu me presentear e eu fiquei extremamente grata.

"A Playlist de Hayden" vem nos contar a história de Sam, um adolescente que acaba de perder seu melhor amigo e se sente absolutamente perdido, sem saber ao certo as motivações da morte, o que aconteceu na última noite em que o amigo estava vivo, bem como porque seu amigo não lhe demonstrou quão grande era o seu sofrimento.

Ainda pior: É Sam quem encontra o corpo do amigo morto e se assusta quando percebe que o amigo lhe deixou uma lista de músicas para que "entenda melhor o que aconteceu".



Sam procura as peças desse quebra-cabeça, que fez com que o seu melhor amigo tirasse a própria vida e passa dias, semanas, meses, na tentativa de remontar tudo em sua cabeça.

Uma das coisas de que Sam tem certeza é que um trio de alunos que costumava praticar bullyng na escola era culpado pela morte de seu melhor amigo.

E então ele pede a ajuda de pessoas que vão lhe desvendar muitos mistérios e, à medida em que procura respostas, vêm à tona diversos detalhes que ele não conhecia sobre a vida do amigo, o que lhe incomoda bastante.

Assim o livro se desenvolve, recheado de descobertas, detalhes que passaram despercebidos e novos mistérios que fazem com que a leitura flua muito bem!

Algo que me chamou a atenção foi que os personagens secundários são bem construídos e suas histórias de vida são bem elaboradas na trama.

Astrid, Eric e, claro, a mãe e a irmã de Sam, são personagens com lugares bem definidos, que deixaram a história ainda mais fluida.

É o primeiro livro que leio da autora e a achei bem instigante! Para os leitores mais rápidos, creio que seja um livro para se ler em uma tarde!



A capa do livro é muito bonita e diz muito sobre a história, mas não vou me delongar na descrição para não dar nenhum spoiller para quem deseja realizar a leitura.

A revisão da Editora Novo Conceito está impecável. Não encontrei erros de ortografia, nem de tradução.

Um drama leve, a meu ver bem adolescente, mas que consegue tocar leitores de todas as idades, devido à complexidade do assunto e à forma abordada.

O livro só não teve uma melhor classificação porque é muito cheio de clichês e tem um final bastante inusitado e improvável.

Super recomendo a quem curte bons dramas e livros dentro dos temas bullying, suicídio e amizade adolescente, com grandes lições de vida.


Essa leitura faz parte do desafio #12livrospara2019 e também do Projeto #leiamulheres, já explicados aqui no blog.

E você, já leu este livro ou outros com esse temas complexos? O que achou? Conte-nos nos comentários!




4 comentários:

  1. Oi querida
    Este livro também está na minha lista
    Gostei da sua resenha e fiquei curiosa para ler também
    Bjs e até o mês que vem
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Clauo querida, pelo comentário! Leia sim, você vai gostar. Beijos!!!

      Excluir
  2. Oi Karlinha, é complicado quando um livro vem incrível o tempo todo e no final acontece nada do que deveria acontecer. Pelo contrário, parece até que a gente começa lendo um livro e termina lendo outro, pois tem nada a ver com o enredo. Bjks e até o mês que vem! =)

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  3. Oi, Karla.
    Me lembro de ler um trecho desse livro quando ele foi lançado e ter ficado interessada, mas nunca dei conta de ler. Uma pena, porque parece que o livro aborda temas importantes.
    Agora fiquei curiosa para saber mais sobre esse final inusitado que você comentou!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.