21 de maio de 2019

Olhar cotidiano: Isadora nos fala sobre acessibilidade

Olá, leitores queridos! Hoje a nossa colaboradora Isadora vai nos falar sobre o seu acesso às leituras para estudo e lazer. Acho de extrema importância pararmos um pouquinho para literalmente "ver o mundo com os olhos das outras pessoas".


E como diria LOUIS BRAILLE: “Somente os livros podem libertar os cegos.”

Hoje estou aqui para contar um pouco da minha história com os livros. Como vocês já sabem, eu tenho baixa visão.

Fui alfabetizada na forma convencional mas tudo tinha que ser ampliado para que eu conseguisse ler. Minha forma de leitura é mais lenta e me esforço pois isso exige bastante dos meus olhos. Quando escrevo, também não consigo fazer uma letra muito pequena pois não enxergo o que está muito miudinho.

Tanto na escola quanto em casa, durante muito tempo fiz uso de uma lupa eletrônica que é um aparelho que capta a imagem de um livro e mostra o que está escrito de forma ampliada na tela de um televisor. Foi o início da minha autonomia mas confesso que não tinha tanto prazer em ler pois o cansaço me desanimava. Depois de alguns anos, comecei a usar um computador com leitor de tela para ter mais facilidade com os estudos.

Posso dizer que a tecnologia mudou a minha vida.

Hoje, como o tempo é curto e as demandas são muitas, utilizo além do computador, o celular. Todos têm leitores de tela. Tenho muita facilidade com tudo que está relacionado à leitura e a escrita. No celular, tenho um aplicativo incrível chamado Voice Dream onde consigo armazenar todos os livros e textos. Posso reproduzir, pausar e avançar o que leio, fazer marcações e regular a velocidade. Existe a opção de comprar uma outra voz para a leitura caso eu não goste da original.



Falando em comprar, como quase tudo no mundo que se relaciona a acessibilidade, o aplicativo Voice Dream também é pago mas costumo dizer que foi o melhor investimento em aplicativos que já fiz até agora.

Ao ouvir um livro ou texto, consigo dar conta do que o meu curso de Direito exige, me divirto nas horas vagas lendo os romances que gosto e conheço o mundo de uma forma diferente.

Para quem quiser conhecer o aplicativo que me referi (Voice Dream Reader de Voice Dream LLC), está disponível para IOS e Android.

Um abraço e até a próxima!





Um comentário:

  1. Nossa, que legal! Eu nao conhecia o aplicativo mas os criadores estão de parabéns! Acessibilidade é tudo nessa vida que levamos e parabéns pra ti por nunca desistir mesmo diante de grandes dificuldades!
    beijos.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.