26 de janeiro de 2018

[Resenha] Sobre o tempo

SOBRE O TEMPO
Autora: Talita Correia
Editora: Amazon
Ano: 2017
Páginas: 331

E-book em parceria com a autora


Sinopse: Se você olhar no dicionário a palavra tempo tem diversos significados.
Um dia que passou. 
Um ano. 
Uma vida. 
Mas tempo também significa a oportunidade de mudar uma situação, e na vida de Alice Werner é essa definição que funciona. Já passou do tempo dela voltar para casa e fazer as pazes com o passado, de entender as escolhas que fez e as consequências de cada uma delas. Alice passou boa parte da sua vida lamentando o passado. A mãe que morreu cedo demais, as escolhas que fez, o descaso do pai e agora ao perder a avó, a pessoa que foi seu farol nos momentos mais escuros, Alice descobre que precisa ter forças para entrar em uma guerra contra o próprio pai, mas o destino reserva muito mais para Alice do que acertar as contas com o homem que lhe virou as costas quando mais precisou, chegou o momento de dizer que o seu passado não vai mais determinar quem ela será, para Alice chegou o tempo de mudar. Chegou o tempo de se perdoar!
Mas para Mateus, o tempo perdido perseguindo um sonho que deu errado o deixou marcado. Há muito tempo, Mateus decidiu que viver pelos filhos e um dia de cada vez era o melhor caminho, ele viu o tempo passar a cada conquista dos seus filhos, foi pai, foi mãe, foi filho e foi e sempre vai ser um homem que vai lutar pela sua família em primeiro lugar, com dois adolescentes precisando cada vez mais dele, algumas dívidas que ainda precisavam ser pagas e uma ex mulher que não se importa em visitar os filhos, a última coisa que ele precisa é entrar na briga de outra pessoa, especialmente contra um homem rico e poderoso como Roberto Werner, mas quando Mateus encontra Alice na estrada, sozinha, perdida, machucada, quebrada e irresistivelmente linda, ele não vê outra opção além de ajudar.
Há quem diga que o tempo cura tudo, mas será o tempo, e o amor, capaz de curar as feridas e marcas que eles carregam? Do que você abriria mão para defender a quem você ama?
Sobre o Tempo é a primeira parte na duologia Tempo, nele vamos conhecer Mateus e Alice, cuja história será finalizada em Tempo Perdido.




Sobre o tempo é o primeiro volume da série Tempo, de autoria de Talita Correia.

Outros dois livros dessa autora super talentosa já foram resenhados aqui no blog: Louca Combinação Novamente atraídosambos da Série Solares.

'Sobre o tempo' nos conta a história de Alice, uma jovem que perdeu a mãe muito cedo e sofreu demais pelas atitudes de seu pai por toda a sua vida. Tendo perdido também a avó, que cuidou dela após a morte da mãe, quando esta também se vai, sua vida é pura dor e sofrimento.


A avó de Alice deixa para ela uma carta com tudo o que ela precisava saber de verdade sobre sua família, suas posses e sua herança e é então que ela descobre que poderá reaver de seu pai o que era seu por direito. Bens a que ele jamais dera a chance de Alice usufruir, além de não ter lhe dado atenção, carinho e cuidado de pai.






Para lutar pelo que tem direito, Alice não tem outra saída que não seja retornar ao interior e conversar com seu pai. No caminho, após uma situação inusitada, conhece Mateus, outro jovem também machucado pelo tempo e por decepções amorosas que vieram de pessoas de quem ele jamais esperava.


Mateus foi casado e teve dois filhos com uma mulher extremamente interesseira e irresponsável, cuja vida se resumia a obedecer aos desmandos de sua mãe e de seu padrasto, Roberto Werner, em troca de migalhas de atenção e de dinheiro.

Mateus e Alice inevitavelmente se aproximam mais do que deveriam para serem apenas bons amigos e, assim, temos o início de um lindo romance que se desvenda de maneira leve e gostosa.

Ocorre que Alice é filha de Roberto Werner e ele não vai medir esforços para acabar com esse romance que mal havia começado. Para piorar as coisas, Mateus descobre algo no passado de Alice que é totalmente contrário a seus princípios e tudo o que sempre lutou na vida. Isso balança o relacionamento deles.

"Se eu tivesse um pai assim, será que as minhas escolhas teriam sido diferentes?"

A partir daí, o livro se desenvolve cheio de chantagens, problemas e situações mal resolvidas entre várias pessoas da trama. Cheios de incertezas, os personagens demonstram os melhores e os piores sentimentos e isso faz com que o leitor os conheça mais profundamente.


É claro que, entre todos esses acontecimentos, há muito romance e cenas eróticas que foram colocadas pela autora de forma sutil, como nos outros livros dela.

"Depois da briga, o clima azedou, as crianças ficaram assustadas e a Alice não falava nada, ao contrário do bicho do ciúme que morava na minha cabeça que não se calava..."

Até que, em dado momento, uma nova desconfiança faz os corações de Mateus e Alice se encherem de alegria novamente. Dessa vez, eles se unem para descobrir que, na verdade, seus destinos já estavam selados muito antes de se encontrarem durante a viagem de Alice para o interior.

Gostei bastante da construção dos personagens, mas 2 deles me tocaram, em especial: Miguel, o filho mais jovem de Mateus, com sua ingenuidade de criança e Antônio, o amigo de Alice, pessoa de singular lealdade, que a apoiou a todo momento.

"Tomei a boca de Alice em um beijo lento e intenso, suas mãos foram até os meus cabelos e começaram a empurrar minha cabeça em direção à dela, me prendendo junto a si..."

A narração é feita pelos dois personagens principais (Alice e Mateus) em primeira pessoa, o que, a meu ver, facilita bastante o entendimento das personalidades de ambos os personagens.

Outro ponto alto do livro é a indicação de playlist que a autora faz. Em tempos de super valorização da cultura estrangeira, Talita realmente foi muito original ao escolher apenas músicas brasileiras para comporem essa lista que eu babei antes mesmo de começar a leitura!

Recomendo a quem curte um bom romance, repleto de cenas carinhosas e outras bem quentes!



Um comentário:

  1. Oi Karla
    Não conheço a escrita da Talita Correia e fiquei curiosa para ler Sobre o tempo.
    Gostei da sinopse e das fotos
    Dica anotada! Vou procurar.
    Bjks mil
    Clauo

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.