25 de outubro de 2017

[Série Indicação] Atypical



Olá pessoal!

Há duas semanas, assisti uma série que me surpreendeu muito, e é sobre ela que falarei hoje: "Atypical". Essa produção foi lançada há alguns meses no Netflix, sem grande alarde. Por essa razão, tinha ouvido muito pouco a respeito antes de assisti-la. Trata-se de uma sitcom, daquele estilo com episódios mais curtos (de aproximadamente meia hora), com toques de drama. A primeira temporada tem apenas oito episódios, tornando possível terminá-la em menos de um dia (se você for como eu, que adoro uma maratona).

O protagonista de "Atypical" é Sam Gardner, um adolescente norte-americano de 18 anos com autismo. Sendo "altamente funcional" (pessoas com autismo que possuem "capacidades cognitivas" mais desenvolvidas), Sam estuda em uma escola convencional e está inserido no convívio social. Ainda assim, sua condição o leva a situações muito singulares e, por que não, engraçadas, seja em casa, com sua família, seja com seus colegas de classe. O primeiro episódio gira em torno da decisão de Sam de arrumar uma namorada; esse se torna, direta ou indiretamente, o motivo dos acontecimentos abordados ao longo dos oito episódios.


A relação de Sam com sua família é um ponto bastante explorado em "Atypical". Seus pais, Elsa e Doug, e sua irmã, Casey, são parte integrante dos conflitos vividos por ele; a condição do autismo tem grande reflexo sobre as relações interpessoais entre os Gardners. Por outro lado, a série consegue mostrar cada um dos personagens principais como seres independentes, com seus próprios anseios e desejos. Outros personagens de destaque são a terapeuta de Sam, Julia, e seu amigo Zahid.

Um dos grandes méritos de "Atypical" é a leveza com que uma condição tão delicada como o autismo é retratada. Ao mesmo tempo em que o espectador acha graça, é convidado a refletir sobre a dificuldade que pessoas como Sam têm em inserir-se de maneira plena e digna em nossa sociedade. 


Liderado pelo ótimo Kier Gilchrist (Sam), o elenco também não fica para trás; os atores são capazes de transmitir com maestria o tênue equilíbrio entre comédia e drama.

"Atypical" já foi renovada para uma segunda temporada, que deverá ter dez episódios e será lançada em 2018. Recomendo a todos!

E vocês, já assistiram à série? Deixe nos comentários. Até a próxima!




Um comentário:

  1. Oi Leo
    Também quero ver!
    Já tinham me indicado e depois do seu post, fiquei ainda mais curiosa
    Não sou de assistir muitas séries, mas esta me chamou a atenção
    Dica anotada
    Bjs

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo