14 de junho de 2017

[Resenha] A Insustentável Leveza do Ser


A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER
Autor: Milan Kundera
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2017
Páginas: 344

Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse"Neste que é sem dúvida um dos romances mais importantes do século XX, ficção e filosofia se entrelaçam por meio da história de quatro adultos capazes de quase tudo para vivenciar o erotismo que desejam para si. Como limite, encontram um tempo histórico politicamente opressivo e o caráter enigmático da existência humana. Infidelidade, amor, compaixão, eterno retorno, acaso e arbítrio são alguns dos grandes temas que Kundera articula num romance de ideias e paixões, em que o leitor percorre conceitos filosóficos de braços dados com cada um dos personagens — Tereza, Tomas, Sabina e Franz — e acompanha suas histórias de vida com a profundidade de um estudo. O resultado é uma obra em tudo original, um clássico da literatura contemporânea."





O título desse livro não poderia ser mais conveniente, “A Insustentável Leveza do Ser”. Um romance encantador, de uma singeleza única. Um amor em busca do equilíbrio para se sustentar; no entanto, equalizar pode não ser a resposta.

Tomas e Tereza compõe o casal principal da trama, tendo suas vidas cruzadas de maneira banal, mas arrebatadora. Ela era garçonete num bar um tanto fuleiro, frequentado por homens mal-educados e ignorantes.

Houve um dia, como um oásis no deserto, que surgiu em uma das mesas desse bar um homem diferente. Ele possuía um livro em suas mãos, o que denotava para Tereza um universo contrário a toda aquela imundície. Era Tomas.




Tomas era médico e lascivo. Não encontrava satisfação maior que de descobrir cada mulher, senão literalmente, limitando-se ao convívio apenas da cópula.

Tereza enxergou naquele homem com um livro a possibilidade, ou a certeza, de um ser sublime, em antítese ao seu passado de cenário sujo e convívio familiar grosseiro. Idealizou e alcançou um novo encontro com Tomas, que ao recebê-la “...sentiu um amor inexplicável por aquela moça que para ele era quase uma desconhecida. Tinha a impressão de que se tratava de uma criança que fora deixada numa cesta e abandonada nas águas de um rio para que ele a recolhesse na margem da sua cama”.

E assim Tereza alterou a lógica e a dinâmica dos relacionamentos de Tomas. O amor, até então desconhecido, tornou-se para ele algo a ser ponderado. Mas o desejo continuará assolando sua existência, impulsionando-o a um caminho diverso de Tereza.

Será o amor o cárcere dos desejos? Ou a sublimação do homem? Tomas e Tereza podem desvendar esse dilema em todos nós.



Ainda não conhecia o escritor Milan Kundera, antes dessa nova edição da Companhia das Letras. Com capa dura, impecável zelo e um texto que me surpreendeu e emocionou do princípio ao fim. Já digo, logo de cara, que a obra figurará como uma das minhas prediletas.

A surpresa do inesperado só colaborou para o meu deslumbramento com o texto do Kundera; as palavras e as construções de idéias, sempre muito irmãs da observação cotidiana, pareciam ter sabor. Eu podia sentir os momentos, as recordações e os dilemas de Tomas e Tereza, frente ao nosso paradoxal conceito de FELICIDADE.

Devo dizer, de antemão, que a história não traz resposta às conflituosas relações amorosas, mas nos coloca sob o peso de duas questões muito importantes: quais são nossos verdadeiros desejos? E o que é o amor?



Longe de atribuir valores éticos ou morais, Kundera mergulha no cerne desses sentimentos, para nos apresentar um ponto irrevogável da nossa conduta diante das decisões tomadas em todas as relações sociais, não só no amor: a conseqüência de cada ato.

Ele trabalha o tema com base em algumas teorias filosóficas, sem jamais nos entediar com um conteúdo muito abstracionista. Muito pelo contrário, sentimos a alma tocada e a emoção que nos toma por meio de uma narrativa tão incisiva no que tange o amor e o desejo.

Sua sutileza traduz a essência de sentimentos tão complexos que é impossível não se emocionar; e como ele mesmo tanto repete, a vida é um constante esboço, onde não há como fazer um rascunho ou degustar, antes de comer. Por isso é tão complicado acertar o ponto de todas as coisas, pois ao se tomar uma decisão, já se escreve o livro.



Clique aqui e adicione A Insustentável Leveza do Ser no Skoob


15 comentários:

  1. Já tinha esse livro na lista de desejados mas fui só pelo título, não sabia que a personagem era minha chará! hahaha
    E muito bom saber que tem uma nova edição linda de capa dura.

    ResponderExcluir
  2. Awon que encanto de livro! Consegui ver o quão belo aparenta ser, por sua resenha, parabéns ❤
    Beijos ^-^
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é intenso né! Acho-o difícil. hehe...mas vc resenhou de uma maneira magnífica, trouxe uma certa leveza, o que eu julgava impossível....parabéns mesmo viu....sua resenha está maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pelo elogio, apoio imprescindível para todos nós. Quanto ao livro recomendo sem sombra de dúvida; é uma obra reveladora de nós mesmos. Um grande abraço e sucesso!

      Excluir
  4. Oiii Júnior tudo bem?
    Com toda certeza adoraria realizar a leitura desse livro, parece ser aquele tipo de leitura que nos motiva e ao mesmo tempo nos encanta com as reflexões que traz na obra, ótima resenha e dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É isso mesmo, uma obra encantadora. Muito obrigado por nos prestigiar.

      Excluir
  5. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas adorei essa nova edição.
    E ainda traz uma história para refletir, sobe os sentimentos, desejos e o amor. Confesso que me deixou bastante curiosa para ppoder conferir essa trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  6. Oie! Tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas achei a capa dele muito lindinha! Mas não sei se faz exatamente o meu tipo de leitura, irei procurar saber mais sobre o que se trata a obra, para decidir se realizo ou não a leitura dele!

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Júnior!
    Pelo que vejo, o livro faz uma análise sobre a relação do casal? Parece ser bem diferentes de outros romances que costumo ler. Não sei se eu iria gostar, ainda assim, obrigada pela dica! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Na verdade não se trata de uma análise isolada, pois remete a um comportamento recorrente em muitos de nós; uma busca do equilíbrio entre dedicação e escolhas pessoais, um dilema bem complexo no campo do amor e dedicação. Mas acho que cada um deverá tirar suas próprias conclusões, já que se trata de sentimento muito íntimo.
      Muito obrigado por nos prestigiar e interagir.

      Excluir
  8. Heiii, tudo bem?
    Nossa, que edição mais linda, a Cia das Letras sempre nos surpreende ne! Ainda mais fazendo em capa dura um livro assim.
    Gostei muito de conhecer a obra, acho que vai ser uma daquelas que nos fazem pensar depois ter terminar.
    Adorei a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Amei a capa, passa uma sensação de calma, de energia positiva.
    Eu não conhecia esse livro e vou colocar na minha lista de desejados, amei a tua resenha e quero muito ler esse romance.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    Eu não conhecia o livro, mas parece ser uma história linda e delicada. Adoro histórias que nos levam a reflexão e traz uma mensagem tão bonita.
    Parabéns pela resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Junior, tudo bem?
    Achei linda essa citação do autor no final da resenha, realmente, cada segundo de nossa vida já é a vida sendo escrita, não temos a chance de escrever um rascunho para analisar se ficou bom, para apagar o que não está certo. Confesso que a história em si não chamou minha atenção. Mas sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.