21 de abril de 2017

[Resenha] Acampamento de Inverno para Músicos (nem tão) Talentosos


ACAMPAMENTO DE INVERNO PARA MÚSICOS (NEM TÃO) TALENTOSOS
Autora: Clara Savelli
Editora: Amazon BR
Ano: 2016
Páginas: 214
E-book cedido em parceria com a autora
Sinopse: Amanda foi arrastada pela melhor amiga para passar um mês em um Acampamento para Músicos em Teresópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro. O sítio do acampamento é isolado e, ainda que pense nisso constantemente, Amanda não tem como fugir. Tudo bem que ela perde um pouco da vontade de fugir quando conhece Bruno, monitor do Acampamento que também não parece estar tão empolgado com o fato de ter que passar um mês trancafiado naquele lugar. E já que não pode fugir, por que não aproveitar tudo que for possível? Entre garotos, segredos e muita música, Amanda descobre que é mais talentosa do que pensa e que passar um mês trancafiada em um sítio isolado pode não ser tão ruim assim. Especialmente quando o sítio tem piscina aquecida, academia, água quente e um monitor lindo daqueles.





De autoria da parceira do blog, Clara Savelli, o livro me chamou a atenção pela simplicidade da capa e pela extensão do nome. À primeira vista, fiquei curiosa por saber que acampamento seria este e, claro, quem seriam esses músicos "nem tão" talentosos.

Vamos descobrir?

O livro nos conta a história de Amanda, que tem 17 anos e, "por livre e espontânea pressão" de sua amiga Lila, foi passar as férias em um acampamento para músicos, na cidade de Teresópolis, estado do Rio de Janeiro.

Amanda tem habilidade com a flauta, mas no acampamento é obrigada a se inscrever em mais uma disciplina e, após muitas dúvidas, escolhe também canto.

"(...) rezando em silêncio para não ter feito a pior escolha da minha vida. Correção: a segunda pior escolha da minha vida. Ter vindo para o Acampamento já tinha sido a pior."


Nossa personagem principal logo desperta a atenção de um dos monitores, Bruno, que faz de tudo para conseguir se aproximar dela.

As regras do acampamento proíbem o envolvimento dos monitores com os alunos, sobretudo com menores de idade e, por isso, o relacionamento dos dois é mantido em segredo, inclusive para Lila, sua melhor amiga.

Lila, por sua vez, conhece Gustavo, que logo a encanta e, com poucos dias, estão apaixonados. Gustavo tem um amigo, Eduardo, que Amanda acha bem estranho inicialmente.

Gustavo, Lila e Eduardo se divertem bastante às custas de Amanda, fazendo piadas para que ela se animasse em estar no acampamento.

Cantar em cima da cadeira na sala de aula de canto, ficar constrangida em cantar no karaokê (e dançar) em cima do palco e passar mal por excesso de bebida (que mais tarde o leitor descobre que não era apenas isso) são apenas algumas das coisas que acontecem nessa temporada da vida de Amanda.

Amanda descobre que não pode confiar em todos, passa por uma humilhação e é ajudada por vários amigos. Com isso, ela vai descobrir que nem todos são tão "bonzinhos" quanto aparentam e, no desenrolar do livro, várias situações põem à prova os valores e o caráter dos personagens.

"-(...) Pior, Leo, ele tentou me beijar - ela continuou e seus olhos se encheram de lágrimas. - E ele sabia que eu estava com você. E na hora eu repeti isso para ele."


O melhor da história é que Amanda se aproxima de pessoas muito legais, que tornam aqueles dias bastante proveitosos e agradáveis a ela.

Com narração em primeira pessoa por Amanda, a escrita da autora é leve, fluida e se desenvolve de maneira a fazer com que o leitor esteja sempre curioso pelos próximos acontecimentos.

Gostei bastante da dinâmica do acampamento estabelecida pela autora. Da forma como foi colocada, ficou bastante crível e fácil de se imaginar os acontecimentos, tais como festas de diferentes tipos com bebidas "contrabandeadas", noites de karaokê e, até mesmo, a riqueza de detalhes da rotina dos estudantes.

É claro que o romance impera na trama, mas o livro também traz grandes lições sobre amizade, atenção, ajudar aos outros e confiar em si mesmo.

"Ficamos abraçados não sei quanto tempo naquele corredor e eu fiquei com medo dele conseguir ouvir as batidas do meu coração."


Recomendo a quem deseja um romance bem escrito, com ótimo enredo e de rápida leitura.


Para adicionar "Acampamento de inverno para músicos (nem tão) talentosos" no Skoob, clique aqui.


10 comentários:

  1. Oi, Karla, como vai? Assim como você também agora me interessei ao ler o nome deste livro. Muito boa resenha, gostei. Não conhecia a autora, muito menos o livro. Histórias de amigos vivendo aventuras e romances não é original mas é sempre uma posta certa para divertir, entreter e até nos emocionar.

    Muito bom; parabéns à autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Realmente o livro traz vários tipos de emoção e tem a vantagem de ser leve! Acho que vai gostar! Abraço!

      Excluir
  2. Adoro esse tipo de romance. Bem gostoso de ler e me pareceu bem divertido! Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Dê uma chance, acho que vai gostar.

      Excluir
  3. Olá!
    Este livro parece ser daqueles que a gente não dar nada por ele e daí quando começa a lê-lo já se apaixona e emociona. Livros sobre amizades fortes, são os meus favoritos e quando envolve um romance, aí me conquista de vez.
    Amei a resenha e dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Sim, tem romance e amizade, coisas que gosto bastante em um livro. Vale a pena a leitura, você vai gostar! Beijos!

      Excluir
  4. Oi Karla. Eu não sou muito fã de romances não, mas gostei da sua resenha, bem explicada, passa uma boa ideia do livro, e gostei de ter colocado algumas citações também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário e pelos elogios à resenha! Elaboramos tudo com carinho para agradar a vocês, leitores do blog! Beijos!

      Excluir
  5. oi! eu li algo sobre esse livro ano passado já, parabéns pela resenha! O livro em si parece bem bacana mas não seria algo que eu leria atualmente, por ser romance adolescente, jamais descarto nenhuma leitura, quem sabe em outro momento da minha vida, parece ser uma leitura rápida e fluida, o legal disso é que a autora nacional decidiu fazer a história se passar no Brasil mesmo, acho isso super bacana, tem muito nacional que só escreve com cenários estrangeiros, nossa terra também é um baita cenário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário! Exatamente, a ideia de um romance escrito por autora nacional que se passa no Brasil (e com nomes bem brasileiros) mereceu destaque na resenha! Beijos!

      Excluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.