Nesse mês de dezembro, mês de seu nascimento, tendo em vista a nossa grande paixão pela escrita da autora, a singela homenagem do blog Pacote Literário é para Clarice Lispector.
Autora de imensa importância no Brasil, suas grandes obras, como "A paixão segundo G. H." e "Laços de família" foram traduzidas para outros idiomas, tendo sido de grande sucesso por onde passaram.
Nascida na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, chegou ao Brasil aos 2 anos e, posteriormente, naturalizou-se brasileira. É considerada mundialmente como a maior escritora judia desde Franz Kafka e está entre as maiores escritoras brasileiras de todos os tempos.
Tendo tido uma infância pobre e marcada por dificuldades culturais, Clarice perdeu a mãe aos 8 anos de idade em Recife.
Sua paixão pela escrita começou bem cedo, tendo escrito a peça "Pobre menina rica" quando tinha apenas 10 anos.
Em 1934, mudou-se com seu pai para o Rio de Janeiro, onde posteriormente cursou Direito (curso escolhido, segundo ela, para reformar as penitenciárias) e iniciou sua vida como tradutora, tendo sido também jornalista, contista e ensaísta.
Já em 1940, teve, pela primeira vez um texto seu publicado. De temática feminista, "Eu e Jimmy", trata de um romance que lhe abriria as portas para a imprensa.
Publicada no jornal "A noite", sua obra "Perto do coração selvagem", datada de 1943, provocou elogios da crítica que comparou seu texto a grandes nomes, como o de Virgínia Woolf. O romance ganhou o Prêmio Graça Aranha como o melhor do ano.
Ano após ano, Clarice continuou a encantar aos leitores e à crítica, tendo convencido a todos de que se tratava de uma excelente escritora de inesgotável criatividade. O que mais encantava era sua forma de escrever com facilidade sobre coisas simples e a consequente identificação do público com os personagens e situações por ela narrados.
Quando um câncer de ovário lhe tirou a vida em 1977 e Clarice partiu deixando 2 filhos.
Vamos conhecer um pouco de algumas de suas obras?
LAÇOS DE FAMÍLIA
Primeiro livro de contos da autora, a obra é curtinha, porém arrebatadora. Em poucas páginas você viaja na escrita de Clarice, cujo tema principal é o cotidiano das pessoas.
Os conflitos são passageiros e analisam o psico das personagens, em sua maioria donas de casas, tentando encontrar um balanço entre o casamento e a liberdade.
A PAIXÃO SEGUNDO G. H.
Romance publicado em 1964, assim como característica de suas obras, carrega a profunda reflexão existencial.
Clarice relata as preocupações emocionais de G. H., mulher bem sucedida profissionalmente, porém em sua busca pelo conhecimento interior.
A personagem não possui nome, podendo ser identificada como qualquer um de nós.
PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM
Romance de estreia da autora e divide-se em duas partes, a infância de Joana e sua fase adulta.
Trata-se da consciência histórica de Joana, de como uma pessoa vê, sente e constrói seu entendimento sobre a vida.
A leitura é um pouco complexa, levando o leitor a pensar, refletir e questionar.
A HORA DA ESTRELA
Em A Hora da Estrela, Clarice foge um pouco ao seu padrão literário, o retrato da essência das personagens femininas. O narrador é Rodrigo, que também faz o papel de personagem e criador da narrativa.
O livro é uma despedida da autora, lançado pouco antes de sua morte, em 1977.
Minhas Queridas é um livro que mostra a troca de correspondências entre Clarice e suas irmãs.
Relata de forma bastante sensível, um pouco do cotidiano da autora e sua relação com as irmãs.
Uma experiência bastante diferente, porém muito grandiosa para conhecer um pouco mais dessa grande escritora.
Ah! Como amo essa mulher.
ResponderExcluirQuisera as redes sociais e uso breve de suas obras conseguirem espalhar seu conteúdo e fazer jus ao reconhecimento (ainda maior) que ela merece.
Beijos
Lua Mariano
www.meumundodalua.com
Clarice é muito amor ♥♥
ResponderExcluirEstou lendo no momento A Paixão Segundo G.H., e tenho o projeto de ler todos os livros dela. Por enquanto já foram 5 \o
Não tem como não ficar encantada com a forma que ela escreve.
beijos