VIM PERGUNTAR O QUE FAÇO DE MIM
Autores: Francine S. C. Camargo e Flávio Luengo Gimenez
Editora: Amazon
Ano: 2016
Páginas: 22
E-book cedido em parceria com a autora
Sinopse: "- Então, diga-me, eu lhe suplico, como pode interceder por mim? Como pode me alforriar desse corpo? me deixar fluir?"De um lado, Dr. Eugênio, um médico generalista inflexível e sagaz, no auge da carreira, segue sua rotina ocultando suas desilusões por detrás de atendimentos vazios e ostentação em demasia. Do outro, uma garota clandestina, Olívia, procura sua libertação e, diligentemente, incumbe ao Dr. Eugênio que a faça descobrir o que fazer de si mesma. Diante desse encontro, será irrevogável a reinvenção de ambos os personagens, após momentos muito particulares de catarse.Vim perguntar o que faço de mim é um conto criado por dois médicos, um Clínico Geral e uma Pediatra, dois observadores da vida e que assumiram, também como profissão, o encantamento pela escrita. O encontro entre médico e paciente foi delimitado através de longos diálogos virtuais, de maneira que, assim como na história, os sobressaltos dos personagens fosse totalmente secretos até as últimas palavras.
Neste conto de dupla autoria
temos a oportunidade de refletir sobre o propósito de nossa conduta social e
familiar, onde, muitas vezes, observamos a criação de personagens distintos de
nossa essência, permitindo-nos um conforto existencial.
O médico Eugênio é notável em seu
ofício; vive sob a admiração de seus colegas e a obsequiá-los. Sua vaidade
exacerbada, fruto de um comportamento incessante ao decorrer de anos, o
transformou em uma companhia insuportável no seio de sua família.
Como enxergar aquilo que é danoso
àqueles ao nosso redor, mas que nos é conveniente? Como superar a inércia e a
apatia no que tange a evolução da própria condição humana? Essas barreiras
parecem intransponíveis e não são refletidas por espelhos comuns, mas para
Eugênio surge a oportunidade de se ver por um espelho especial, chamado Olívia.
Uma nova paciente, no turbilhão
de suas incertezas, buscando uma nova referência para a vida, vislumbra no
médico um socorro próspero para o seu drama pessoal. Mas talvez Olívia lhe
revele mais do se poderia imaginar.
Este é um conto que pode trazer à
tona sentimentos diferentes em cada um de nós. Mas claro é que, se nos
deixarmos levar pelas paixões e comodismos o isolamento afetivo logo nos
alcançará, por isso a história insere uma reflexão tão íntima e impactante.
Para adquirir: Amazon
Agradeço a todos vocês do Pacote Literário pelo carinho em ler e resenhar esse conto. Achei muito cuidadoso o post do Junior, além de bastante requintado. Abraços a todos vocês.
ResponderExcluirOi, Junior!
ResponderExcluirParece ser um livro bem delicado, geralmente evito lê-los já que sou muito sentimental, haha! Mas sua resenha me interessou bastante. Acho que vou abrir uma exceção e adicioná-lo à minha lista. Obrigada pela dica e parabéns pela resenha, eu amei!
Sucesso com o blog sempre!
Beijos, Belle.
floraliteraria.blogspot.com
Adoro esse tipo de leitura mais reflexiva, não conhecia o conto, mas só por isso já me conquistou e vou querer conferir! Gostei da trama, parece uma leitura bem envolvente. Adorei a resenha!
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi. fiquei curiosa com esse conto, não conhecia os autores e apreciei os elementos que você trouxe na resenha. A reflexão sobre nossa conduta social foi o que mais me chamou atenção.
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirNão conhecia a obra, parece ser reflexiva. Fiquei curioso com o tema, sobre a abordagem da conduta social. Curti sua resenha, ficou muito boa!
Oie, tudo bem?
ResponderExcluirEu gosto bastante de leituras que nos fazem refletir sobre diversos assuntos, e pela sua resenha pude perceber que o conto 'Vim Perguntar o que Faço de Mim' aborda esse tipo de temática.
Fiquei curiosa para saber mais a respeito de Olivia e o que ela realmente mudou na vida de Eugênio (tanto para o bem, quanto para o mal).
Com certeza irei ler o conto se tiver oportunidade.
Beijos
www.procurei-em-sonhos.com
Helloo, tudo numa nice?!
ResponderExcluirEu não conhecia os autores e nem a obra. Nunca mais li um conto dessa forma e eu gosto desse tipo de texto já que proporciona reflexões sobre nossa vida e o que estamos fazendo com ela. A proposta me pareceu interessante e fiquei curiosa para conferir.
Beijin...
Oiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirJunior tudo bem?
OLha ando fugindo de contos, mas esse em sim parece envolver um cenário e uma narrativa diferente. O fato de trazer diversas reflexões e mostrar lados diferentes de personalidades já é um motivo pra querer adquirir e obviamente ler. Beijos e obrigada pela dica.
Oi Junior, tudo bem?
ResponderExcluirVocê escreve muito bem. Não tenho o costume de ler contos, mas pela sua análise, fiquei curiosa, gosto muito do estudo da natureza humana e acho que essa história trará um enfoque interessante. Pena não leio digitais. Vou torcer pela publicação física. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/