10 de junho de 2016

[Resenha] Mudanças




Autora: L. L. Alves
Editora: Modo 
Ano: 2014
Páginas: 188


Livro cedido em parceria com a autora


O livro nos conta a história de Verônica, uma adolescente com baixa autoestima, que pensa que não tem o amor de ninguém e que é muito "esquentadinha". Ela responde mal às pessoas, não se dá muito bem com seus pais e enfrenta, logo no início do livro, o término de seu namoro com Jonatas.

Ele é um garoto mimado que faz de tudo para chamar a atenção e ter a aprovação dos outros. Ao terminar o namoro com Verônica, vomita nela suas piores palavras, na intenção de ferir e magoar. Ela revida com um sonoro tapa e, ao perceber que iria "perder" aquela batalha, ele levanta o punho e analisa se deve agredi-la fisicamente.

É aí que Carlos entra na história para defendê-la naquele instante e, além disso, tentar propor uma total mudança na vida da nossa personagem principal.

Verônica tem um grande amigo chamado Luiz, com quem troca segredos e opiniões sobre a vida. Ele passa por uma fase difícil, mas está sempre presente em sua vida.

A mãe de Verônica é bem exigente com a filha e na família quase não há diálogo, mas as passagens em que aparece Pedro, o irmão caçula, são marcadas por muito carinho e bom humor.


"Estava cansada de ser julgada, cansada de nunca ser perfeita para seus pais, para ninguém. A pressão começava a sufocá-la e ela precisava apenas colocar tudo aquilo para fora, como nunca fizera antes."


Carlos e Verônica se aproximam devagar e, mesmo com toda a palpitação que pode trazer uma paixão nessa idade, conseguem conversar e se conhecer lentamente. A princípio, nossa protagonista fica insegura demais ao perceber que gosta de Carlos e que ele quer se relacionar com ela. Ela se fecha para o amor ao se lembrar o quanto sofreu no relacionamento anterior. Além disso, teme que seus pais não permitam o namoro e majora o quanto pode todos os possíveis problemas que possa enfrentar para ser feliz ao lado dele. A autora aborda tudo isso de forma leve e com bastante realidade.





Aos poucos, Verônica melhora o comportamento e se abre com Carlos e com as demais pessoas que a cercam. Pensar no passado não a apavora mais tanto quanto antes.

Quando parece estar tudo bem, Jonatas, o ex-namorado enciumado, sequestra Verônica e tenta reatar o namoro, com o que ela não concorda. O desaparecimento repentino, em virtude do sequestro, faz com que Carlos se aproxime dos pais delas, na tentativa de conseguirem salva-la.

Narrado em primeira pessoa, o livro nos traz grandes lições sobre amizades, erros e acertos, sobre a intensidade das paixões de adolescente e o quanto não estamos preparados para elas nessa idade, mas temos que vivê-las.



"Ela apertou Luiz contra si e confortou-o. Exatamente como um amigo deve fazer."


A adolescência é retratada com perfeição nessa história, com os problemas de todas as espécies que permeiam as mudanças dessa fase complicada e as transições para a vida adulta.

O final do livro ainda nos revela um grande mistério, guardado desde as primeiras linhas. Eu achei muito legal, porque acredito que possa realmente acontecer. Mas para matar a curiosidade do que se trata esse mistério, só mesmo após a leitura!



"Os passos chegavam ao fim, mas era apenas o começo."


A capa é linda e remete a toda leveza e força presentes em suas páginas, que são no tom bege, com fonte confortável à leitura. O nome de cada capítulo é definido pelo sentimento ou pela palavra mais forte presente nele. Antes de cada um deles tem uma linda ilustração de borboleta de página inteira e algumas borboletas menores "voam" em algumas páginas do livro. Encontrei pouquíssimos erros de edição, que em nada atrapalham a leitura.

Recomendo para quem queira um romance leve e interessante.





Clique aqui adicione Mudanças no Skoob


15 comentários:

  1. Olá
    Bem interessante esse amadurecimento que o livro propõe, mas para mim ler histórias adolescente é bem difícil, é muito mimimi, o que é tipico, eu mesma já passei por isso, então tento ler livros adolescente com um bom espaço entre eles, e como estou lendo um agora, acho que vai demorar para pegar outro.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot com.br

    ResponderExcluir
  2. Livros adolescentes quando bem escritos são deliciosos de ler. Adoro livros que tem todos aqueles dramas de adolescentes e problemas, acho que apesar de clichê e gostoso de ler.
    Mudanças parece ser um livro assim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Nossa que gracinha eu não conhecia esse livro mas gostei da premissa. irei colocar na lista.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É a segunda resenha que leio desse livro e essa me fez pensar em dar uma chance ao mesmo. Gosto de histórias leves mas que ao mesmo tempo conseguem ser reais - e se tem romance e mistério juntos, é um prato cheio né?
    E pelo que você comenta, a edição ficou linda, o que me deixa ainda mais empolgada para ler. Adoro quando o livro vem caprichado :)
    Fiquei curiosa para saber o que acontece e, com certeza o livro entrou na lista!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho serios problemas com livros com adolescentes.
    E o pouco que vi sobre ele ja sei que e daqueles livros que nao consigo dar uma chance pq vou passar raiva, entao evito livros com essa pegada.
    Fico feliz que tenha gostado... eu passo longe dele...rs
    Sucesso a autora!

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu não costumo ler infanto juvenis mas achei esse interessante.
    Fiquei curiosa com o mistério que você falou rs
    A capa é bem bonita mesmo. Gostei da dica de leitura.

    bjkas
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito dessas obras que retratam bem a adolescência, porque acabo voltando no tempo e acho isso bem gostoso. Achei bem interessante essa forma de nomear os capítulos, acho que nunca vi algo do tipo. Me anima saber que o final revela um grande mistério, fiquei com vontade de ler.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi..
    Eu quase comprei esse livro ano passado, na blackfriday dos nacionais..
    ainda está na minha lista..
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    Já faz um tempinho que li esse livro e lembro que foi como reviver a adolescência. A autora tem um dom de envolver o leitor e fazer a gente viver a história.
    A capa é perfeita.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. oi

    parabéns pela resenha! está linda!!!

    não conhecia esse livro, achei super interessante a forma como o tema é abordado e confesso que levei um susto ao ler que o ex namorado is bater na menina...hehe...que bom que não aconteceu....

    ótima dica!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oie
    adorei sua resenha e faz um bom tempo que tenho curiosidade pelo livro pois adoro o gênero e já vi muitos elogios sobre a autora, vou ver se consigo ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi karla, sua linda, tudo bem?
    O pior é que esses namorados existem na realidade, infelizmente presenciamos alguns casos verídicos que inclusive levaram a morte. Parece ser um ótimo livro, com mensagens bonitas e já estou empolgada para descobrir esse mistério, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    A Lu é incrível e a capa desse livro é maravilhosa, sem contar que a história parece ser única.
    Tenho muita curiosidade de ler algo dela, e esse livro pelo que vc disse vale muito a pena.
    Sua resenha está ótima... parabéns!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. A obra me parece bastante válida, pois aborda questões muito importantes da adolescência. Acho muito importante que tenhamos livros do tipo, pois quando um jovem lê algo com o qual se identifica, consegue processar melhor as suas questões internas. Há, inclusive, pesquisas que confirmam isso. Não é o meu tipo de leitura, mas anotarei para quando tiver que dar um presente. Obrigada pela dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Oi, Karla, tudo bem? Mil desculpas pela demora em comentar na resenha. E que resenha hein?! Simplesmente maravilhosa!! Obrigada por ter dispensado um tempinho para ler Mudanças ♥ Obrigada pelo carinho e apoio de sempre. Espero que minhas histórias sempre a cativem.
    Beijão, linda!

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.