Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 304
Comecei lendo “Minha Metade Silenciosa” com o pensamento de que se tratava apenas de uma história de adolescentes, mas estava errada.
Realmente as primeiras páginas são um pouco cansativas, mas logo o autor muda o ritmo e começa a nos envolver.
Stark ou somente Palito, tem 14 anos e uma vida conturbada. O garoto sofre bullying devido a uma deficiência (falta de uma orelha) e, além disso, vive em um lar violento e opressivo.
Bosten, seu irmão, um adolescente rebelde, é a pessoa de quem Palito mais gosta no mundo. Os dois são muito amigos e tentam juntos superar a violência do pai. Bosten é super protetor com irmão. Com isso, o maior medo de Palito é ficar sem ele.
Até que um evento dramático com o pai leva Bosten a fugir de casa. Isso faz com que Palito tenha um amadurecimento muito forte em sua busca pelo irmão. Essa parte do livro é um pouco rápida e, pelos acontecimentos, acho que merecia uma abordagem maior. No entanto, não tira o brilho da história.
O livro é narrado em primeira pessoa e o autor de forma espetacular consegue passar para o leitor a deficiência auditiva de Palito. É como se você sentisse toda a limitação, os silêncios, é impossível de não se envolver totalmente com o personagem.
Interessante e com temas fortes, como bullying, violência doméstica, abusos entre outros, a história de Palito é transmitida de forma poética, e traz um enredo cheio de tristezas e, ao mesmo tempo, cheio de amor e amizade.
"Ela aprisionou meu coração dentro da minha cabeça. Tudo estava mudando. Tudo, menos aquela metade silenciosa da minha cabeça".
Amei ler esse livro, o autor envolve o leitor e cria uma empatia gostosa com o protagonista.
ResponderExcluirOieeee
ResponderExcluirTudo bom?
Não conhecia esse livro, mas gosto da temática dele, ainda mais que envolve temas tão atuais como builling e violencia doméstica.
Quero saber o que houve com o irmão de palito para fugir e deixa- lo sozinho e como foi esse amadurecimento dele.
Otima resenha.
Beijos
Hello!
ResponderExcluirNossa, adorei a premissa do livro. Parece interessante. Principalmente porque é narrado em primeira pessoa e eu adoro!
E que capa linda é essa? Adorei.
Bj
Oi, Fernanda.
ResponderExcluirEsse livro está na minha estante há meses. Sempre fico postergando a leitura, mas não sei por que. Provavelmente vou adorar. Já dei uma folheada e gostei do modo como o Andrew narra a história. Vou ver se consigo incluí-lo na minha pilha de leitura das próximas semanas.
Beijo,
João Victor - De cabeça para baixo | All pop stuff
Tenho muita vontade de ler esse livro e já ensaiei milhares de vezes de comprá-lo, mas nunca deu certo. A maioria comenta super bem e tenho certeza que quando ler também vou gostar, sinto isso.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.sejacult.com.br
Não entendi.
ResponderExcluirA história parece ser tão boa e parece que vc curtiu tanto, mas porque só 3 estrelas?
Eu amei a premissa, acho que livros com tema bullying sempre chama minha atenção e personagens que vivem em lares conturbados também me atrai muito.
Eu já li algumas resenhas do livro e a maioria diz que realmente o inicio é lento, mas depois a história evolui.
Amei
Oie
ExcluirMinha nota foi 3 devido ao começo lento e algumas partes que achei que poderia ter tido uma abordagem maior. Mas só por isso mesmo, o livro é muito bom.
Interessantíssimo este livro!!! Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler até o final! Será que encontro em e-book!]
ResponderExcluirUm super bj
Keyla Vilela - Blog Leituraterapia (http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/)
Hum. Vou dar uma olhadinha! =)
ResponderExcluirOi, tudo bem?
ResponderExcluirEu tô querendo faz tempo ler Minha Metade Silenciosa, onde gosto de livros com temas mais densas e espero poder fazer a leitura em breve.
Que bom que a narrativa melhorou e sua resenha está ótima.
Acho a capa desse livro linda.
Beijos
Leitora Sempre
Oi,
ResponderExcluirGosto muito de ler livros que focam o bulling. Acho que eles nos ensinam muito. Não conhecia este livro e o autor e gostei muito da sua resenha.
Beijos
Jucimara Pauda
http://jusemfrescura.blogspot.com.br/