10 de outubro de 2017

[Homenageado do Mês] Maurício de Souza



Vida

Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel/SP, cidade localizada a 57 km de distância de São Paulo. Cresceu em um ambiente artístico, já que seu pai era poeta e pintor e sua mãe, poetisa.

Ainda na infância, mudou-se para Mogi das Cruzes e já nessa época, começou a realizar seus primeiros trabalhos para rádio e jornais.

Tendo procurado emprego como desenhista, conseguiu uma vaga para repórter policial em uma rádio, com ilustrações que eram muito bem vistas pela sociedade da época.


Pai de 10 filhos, Mauricio buscou neles inspiração para a criação das características dos personagens de seus quadrinhos e posso afirmar que o resultado foi muito bom: todos eles têm muita personalidade, são muito bem construídos e têm um roteiro que jamais decepciona ao leitor.

Ganhadora de muitos prêmios, a obra do autor tem projeção e reconhecimento nacionais e internacionais e muitas delas já foram adaptadas para cinema, televisão e teatro.


Obra


Mauricio iniciou sua grande carreira como criador de histórias em quadrinhos em 18 de julho de 1959, como o quadrinho protagonizado pelo cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. A série era publicada semanalmente na Folha da Manhã.

Após essas primeiras, vieram outras com os personagens de Cebolinha, Horácio, Penadinho, Astronauta, Piteco e Chico Bento.


Em 1970, Mauricio lançou a revista da Mônica, pela Editora Abril e foi ai que o reconhecimento ganhou o mundo. Em 1986, seus personagens foram levados para a Editora Globo.





Principais Personagens


Mônica



A personagem foi criada em 1963, originalmente coadjuvante das tiras de Cebolinha, logo se tornou sua personagem principal.

Mauricio de Sousa baseou-se em sua filha homônima para criá-la. Gorducha, dentuça e baixinha, além de uma personalidade forte e briguenta, a menina está sempre acompanhada de seu eterno coelhinho azul, Sansão.



Cebolinha


O personagem foi baseado em um dos amigos de infância de Mauricio, apelidado pelo autor de “Cebolinha” por causa dos cabelos espetados. 

Cebolinha está sempre à procura de planos de pegar o coelhinho de sua amiga Mônica.



Cascão




Inspirado em um menino que Maurício conhecera e que tinha esse apelido por ser muito sujo.

A principal característica do personagem é a mania de não tomar banho e a paixão pela sujeira. Adora jogar futebol e é namorado da personagem Cascuda.





Magali




Magali é outra personagem baseada em uma de suas filhas. 

Criada em 1989, Magali é gulosa, doida por melancia e tem um gato de estimação chamado Mingau.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Pacote Literário ♥ 2016 - Todos os direitos reservados. Personalizado por: Taty Salazar || Tecnologia do Blogger. imagem-logo