12 de janeiro de 2020

[Resenha] Annie


#PRACEGOVER: CAPA DO LIVRO
ANNIE
Autor (a): Thomas Meehan
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 208
Classificação: 4/5

Sinopse: Aos onze anos, Annie é uma garotinha corajosa o suficiente para encarar sozinha as ruas de Nova York perseguindo seu grande sonho: encontrar os pais. Deixada por eles em um orfanato quando ainda era um bebê, com pouco mais que um bilhete informando que voltariam para buscá-la, a menina leva uma vida difícil sob o comando da malvada Srta. Hannigan, diretora do lugar. Cansada de esperar que os pais retornem, Annie foge do orfanato e enfrenta as mais inesperadas desventuras. Sua sorte parece estar prestes a mudar quando ela é escolhida para passar as festas de fim de ano na mansão de um rico empresário. Mas será que Annie finalmente conseguirá realizar seu sonho e escapar da dura vida do orfanato?

Olá leitores do Pacote Literário!

Hoje venho lhes contar sobre esse livro que ganhei em um amigo secreto há algum tempo e, por ocasião do nosso desafio dos #12livrospara2020, em parceria com as queridas Claudia do Mãe Literatura e Hanna do Mundinho da Hanna, foi a minha primeira leitura do ano!

O livro vem nos contar a história de Annie, uma menina deixada na porta de um abrigo com poucos meses de idade, com um medalhão que traz a metade de um coração e uma carta com a promessa de seus pais de que logo voltariam para busca-la.


#PRACEGOVER: Flor vermelha com um pequeno colar e pingente de coração dourados,
um chocolate bis branco e um chocolate Cacau Show. Do lado direito, o livro Annie
que tem a capa vermelha e o nome centralizado.

Atualmente, aos 11 anos de idade, Annie continua à espera do dia em que finalmente eles virão retira-la daquele lugar onde não é bem tratada e sofre nas mãos da responsável pelo abrigo.

Até que um dia, cansada de ser humilhada e com muita vontade de conhecer seus pais, foge do abrigo à procura deles e se envolve em diversas aventuras (e algumas enrascadas).

Annie quase morre congelada por dormir na rua, começa a trabalhar em uma lanchonete e até consegue um cão como companheiro. Vende maçãs para ganhar a vida e consegue fugir de muitos problemas, até ser encontrada pela polícia e retornar ao abrigo.


#PRACEGOVER: Xícara de café e flor vermelha do lado esquerdo.
 Do lado direito, o livro Annie que tem a capa vermelha e o nome centralizado.

Assim que retorna, volta a sofrer os mesmos maus tratos e desmandos da responsável pelo abrigo, até que sua sorte parece mudar quando é escolhida, dentre todas as meninas do abrigo, para ir passar as festas de final de ano na mansão de um riquíssimo empresário da cidade.

O que parecia uma visita simples se torna algo grandioso na vida de Annie.

A partir daí, o livro de desenrola com muitas alegrias e dramas, vários momentos sensíveis e outros engraçados, de maneira que o leitor fica aflito para finalizar a leitura e finalmente conhecer o que o destino aguarda para a personagem.

A história é extremamente envolvente e isso, somado à boa fluidez da escrita do autor, faz com que rapidamente se consiga ler todo o livro.

Apesar de ser narrado em terceira pessoa, o autor faz questão de nos apontar os pensamentos e sentimentos dos personagens a todo momento.


#PRACEGOVER: Imagem com o trecho do livro: "Acho que essa é a melhor
coisa da vida (..) a gente nunca sabe o que vai acontecer amanhã."

A mensagem principal que o livro traz é a de que, embora o amanhã seja uma incerteza, a vontade de que seja um excelente dia pode fazer com que realmente o futuro seja melhor.

O otimismo de Annie envolve de tal maneira os personagens que grandes planos são traçados a partir dessa nova visão que ela propõe.


#PRACEGOVER: Xícara de café e colar com pingente de coração, dourados.
 Do lado direito, o verso do livro Annie, onde mostra sua sinopse.


Confesso que até eu me "contaminei" desse otimismo durante a leitura e passei a torcer pela personagem até nos momentos mais complicados da história!

Recomendo a todos que curtam uma aventura que envolve abandono, drama, espertalhões que querem se dar bem e, claro, boas reflexões para a vida!


#PRACEGOVER: LOGO DO PROJETO 12 LIVROS PARA
2020 COM TÍTULO E NOMES DOS PARTICIPANTES

Essa é a primeira leitura do ano para o desafio #12livrospara2020! E você, já leu esse livro? O que achou? Deixe seu comentário!



3 comentários:

  1. Oi Karlinha, eu ganhei esse livro de aniversário. Lembro que fiquei curiosa com a capa, e a leitura foi tão encantadora quanto. Entrou para a lista dos meus livros favoritos. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Olá! Fiquei com vontade de ler essa história, amei a temática do livro e confesso que fiquei curiosa. Achei a capa bem leve e de alguma forma clean. Vou procurar para ver se alguém me empresta o livro.
    Beijocas.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito legal seu texto sobre a leitura. E as fotos estão lindas. Como te falei no insta, comecei a ler anonpassado, nas férias. E depois parei de ler. (Emprestei, rs). Faltavam só 5 capítulos. Mas terminei no primeiro dia deste ano. Uma graça de leitura.

    ResponderExcluir

© Pacote Literário ♥ 2020 - Todos os direitos reservados.